Direção de Turma
As famílias confrontam-se desigualmente: umas reivindicam egocentricamente a resolação das suas necessidades educativas sem sentirem necessidade de gerar empatia com os professores, nem de cooperarem com estes, e outras, das margens da sociedade, sem saber educativo e político. As primeiras, as eleitas pelo sistema, estão pouco interessadas na equidade escolar e na democratização do ensino. A Escola reduziu a pedagogia a indicadores de performanca. A classe média tem da profissão do professor uma visão predominantemente utilitária, as classes baixas a desvalorizar a Escola e os saberes que ela transmite e um poder político que os despreza. Objetivo primordial da Educação: que o aluno seja feliz!
A Escola Educa através do Conhecimento!
A importância da Educação Física na Escola
Fim de um mito na elaboração dos horários escolares
Durante o exercício físico, o aumento da atividade muscular estimula a liberação de serotonina no cérebro. Trinta minutos após um esforço moderado a intenso a serotonina está em secreção máxima. A serotonina ajuda a melhorar o humor, promove uma sensação geral de bem-estar, regula o apetite e o sono, e pode influenciar a capacidade de lidar com o stress, ou seja, diminui a impulsividade e aumenta a atenção. O exercício físico regular pode ter efeitos duradouros nos níveis de serotonina no cérebro. Estudos mostraram que a prática regular de atividade física pode aumentar os níveis de serotonina a longo prazo. Isso significa que se o aluno for sujeito a um nível regular de atividade física aeróbia, moderada a intensa, poderá ajudar a manter níveis mais altos de serotonina no cérebro mesmo quando não está se exercitando.
Ligaduras Funcionais
Asma e Atividade Física
Revista "Investigação Médico Desportiva", Centro de Investigação Médico Desportivo, nº 6, nov. 1995
Medidas de Prevenção do Broncospasmo Induzido pelo Exercício
Revista "Investigação Médico Desportiva", Centro de Investigação Médico Desportivo, nº 6, nov. 1995