Saúde Pública

As doenças crónicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de morte prematura em todo o mundo. A pandemia de COVID-19 destacou o potencial das zoonoses (doenças ou infeções que podem ser transmitidas de animais vertebrados para humanos) para afetar a saúde humana. Mais de 60% das 1.700 doenças infeciosas que afetam os seres humanos provêm de animais, tendo como agentes os vírus SARS-COV2, Ébola, HIV, SARS, MERS, ZIKA, etc. As DCNT são as que se desenvolvem ao longo da vida. Estão a aumentar devido ao envelhecimento, às alterações ao estilo de vida, a comportamentos e a fatores tóxicos. As doenças transmissíveis são causadas por microrganismos (bactérias, vírus, parasitas e fungos). A criação de enormes explorações intensivas de animais domésticos, a utilização indiscriminada de antibióticos nas explorações de reprodução intensiva, a destruição das florestas, o consumo de carne de animais selvagens (carne de mato) e o comércio ilegal de animais, são fatores que contribuem para o aparecimento e a transmissão de doenças zoónicas dos animais para seres humanos.

Determinantes da saúde – Genética, Educação, Emprego, Condições sociais e de trabalho, Escolhas individuais, Dinâmicas dos ambientes locais e Acessos a cuidados de saúde.

Vias de entradas – Oral (ingestão); Respiratórias (inalação); Ocular (conjuntiva); Parental (picadas, objetos cortantes ou perfurantes, insetos e roedores); Dérmica (através de lesões ou roturas na pele).

Fungos – Os vírus deixam-nos doentes, os fungos podem alterar as nossas mentes. O LSD vem de cravagens, um fungo. A penicilina também é um fungo. Há um fungo que infeta insetos, Entra numa formiga, viaja pelo sistema circulatório até ao cérebro e inunda-o de alucinogénios, manipulando a mente da formiga. O fungo começa a controlar o comportamento da formiga, dizendo-lhe para onde ir, o que fazer, como uma marioneta. E torna-se pior.  O fungo precisa de comida para viver, por isso começa a devorar o hospedeiro de dentro para fora, trocando a carne da formiga pela sua. Mas não a mata, impede a sua decomposição. A penicilina veio dos fungos, estes não conseguem sobreviver se a temperatura interna do hospedeiro for acima dos 34ºC. Se o mundo ficar mais quente há um motivo para o fungo evoluir. Um gene sofre uma mutação e um ascomiceto, candida, cravagem, cordyceps, Aspergillus, qualquer um deles pode tornar-se capaz de se introduzir nos nossos cérebros e controlá-los, controlar milhões de seres humanos, cujo objetivo é espalhar a infeção até ao último homem. E não há tratamento para isso!

 

Determinantes da Saúde
5
6
7

Mães adolescentes e subnutrição

A subnutrição em mães adolescentes faz com que o feto compita pelos mesmos nutrientes – há uma subalimentação do feto. A criança ao nascer vai estar exposta a um ambiente obesogénico. Terá tendência para que o seu relógio biológico ande mais depressa e sofra doenças metabólicas, como diabetes e colesterol.

Frango

"Sopa Fecal"

Nos EUA 4 milhões de galinhas são cozidas vivas nos matadouros do país. Atiram-nas para um tanque com água a escaldar ao mesmo tempo que uma máquina faz uma incisão vertical no peito para lhes remover os intestinos, o estômago e outros órgãos. Geralmente os intestinos são rasgados , espalhando o conteúdo pelo resto do corpo: fezes, pus, vírus, bactérias, tumores, doenças de pele. Tudo isto se entranha por todas as cavidades do corpo do animal. De seguida as galinhas são refrigeradas, ou por refrigeração de ar ou por água. Neste caso o animal é atirado para um tanque de água fria. As galinhas contaminadas misturam-se com outras e a contaminação torna-se generalizada. Esta sopa fecal é parcialmente absorvida pela carne das aves, porque elas vieram de água a escaldar, e os poros abriram-se, deixando a água entrar, fazendo esta parte do peso bruto. Quando vamos comprar galinha ao supermercado existe uma etiqueta com o código de barras que dá informações sobre o conteúdo nutricional do produto. Naquelas em que a galinha foi refrigerada pelo sistema de água está lá registado que 8% do frango é constituído por água, ou seja, por sopa fecal!