NEE

Necessidades Educativas Especiais

“Se pudermos dar a cada indivíduo uma quantidade suficiente de alimento e de exercício, nem mais nem menos, fornecer-lhe-emos o meio mais seguro para atingir a Saúde

Hipócrates

 

Os indivíduos adultos com DID são os que têm maior incidência de doenças cardiovasculares precoces, com consequente diminuição da expetativa de vida, devido à obesidade. A Obesidade, os baixos níveis de Aptidão Cardiorespiratória e a Fraqueza Muscular (principalmente ao nível dos membros inferiores) são características preocupantes desta população. Facultar programas de atividade física adequados deve ser o objetivo principal do grupo de Educação Física contribuindo assim para a melhoria das suas qualidades físicas que são fundamentais para a sua qualidade de vida e da dos seus familiares. Os indivíduos têm uma heterogeneidade de diagnósticos, uma heterogeneidade de perfis comportamentais e aquisições efetuadas extremamente distintas. A atividade física regular tem assim um caráter profilático, trazendo melhoras fisiológicas e prevenindo a obesidade e as afeções. E não nos podemos esquecer dos benefícios psicológicos, como a melhoria da autoestima e do bem-estar, intimamente ligados ao seu Comportamento Adaptativo, qualidade de performance no lidar com as exigências do meio ambiente.

O programa do ensino da Educação Física deve visar a Saúde, que é entendida como um processo de contínua adaptação e procura de uma vida com Qualidade Física, Psíquica e Social, que engloba dois princípios: a Saúde Fisiológica e a Saúde Funcional. A Saúde Fisiológica diz respeito ao bem estar orgânico da pessoa com deficiência e os seus índices estão associados à ausência de doença ou a um risco baixo do seu desenvolvimento. Níveis apropriados de Composição Corporal e de Capacidade Aeróbia são disto um bom exemplo. A Saúde Funcional está relacionada com a aquisição de níveis de funcionalidade Músculo-Esquelética aceitáveis e compatíveis com as atividades vocacionais e profissionais realizadas habitualmente, e na participação autónoma em atividades da vida diária. A Educação Física é assim uma boa ferramenta para dar o “primeiro passo” na inclusão desta população, permitindo ao indivíduo exprimir-se livremente e desenvolver a capacidade de não ser um objeto manipulável, mas sim um ser pensante com direitos e obrigações.

 

DID 1
DID 2
DID 3
DID 4
DID 5
DID 6
DID 7
T21 - 1
T21 - 2
T21 - 3
T21 - 4
T21 - 5
T21 - 6
Hipo 1
Hipo 2
Hipo 3
Hipo 4
Hipo 5
Hipo 6
Hipo 7
Hipo 8
Hipo 9
Alzheimer 1
Alzheimer 2
Alzheimer 3
Alzheimer 4
Alzheimer 5
Alzheimer 6

Hipertensão

Se a tensão diastólica for superior a 130 mmHg, o exercício físico pode ser perigoso, pois a atividade simpática aumentada que estes indivíduos têm, é o garante de um débito cardíaco normal, que poderá ficar comprometido pela diminuição da atividade simpática com o exercício físico. Indivíduos com hipertensão ligeira ou moderada e sem contra indicações para a realização do exercício físico poderão beneficiar de um programa: Exercício Físico aeróbio, dinâmico moderado (120/140 pulsações/minuto) e regular (3x/semana)