O Banho
Depois da aula de E.F. é importante tomares um banho e mudares de roupa, para o bem da tua saúde. E os teus colegas agradecem. O revestimento do corpo é a pele, e esta suja-se durante a transpiração, devido à acumulação de poeiras. Os ténis também precisam de tomar banho. Lava-os e deixa-os a secar. O “chulé” é causado por bactérias e fungos, que se multiplicam com o suor dos pés e as altas temperaturas. Após o banho deve-se secar bem os pés com uma toalha, principalmente entre os dedos. Não usar ténis sem meias. Usar meias de algodão para os pés respirarem. Se tomares banho na escola poupas água em casa.
"Dor-de-Burro"
Por vezes durante a corrida de aquecimento surge uma dor lateral. É causada pelo baço que é um órgão que tem uma reserva de glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigénio (O2) através do sangue, até aos tecidos. No esforço físico é necessário mais oxigénio (O2), e assim o corpo tem de recorrer a essa reserva. No aquecimento o aumento da intensidade do esforço tem de ser gradual (de início correr devagar) para evitar a dor. A pele que envolve o baço tem pregas, e quando ele incha, para aumentar a capacidade de armazenar glóbulos vermelhos, que irão ser necessários para transportar mais oxigénio (O2), provoca dor. Correr mais devagar e respirar corretamente.
Jogos Olímpicos
A história dos J.O. está dividida em duas partes: Era Antiga e Era Moderna.
Era Antiga
Realizaram-se na Grécia antiga entre 776 e 393 a.C., durante 12 séculos, num total de 292 olimpíadas em honra de Zeus. Segundo a lenda foram fundados por Hércules, que plantou uma oliveira, da qual faziam as coroas para premiar os vencedores. Era um tempo de agradecimentos aos deuses. Iniciaram-se em 776 a.C., em Olímpia, num santuário e complexo desportivo criado para o efeito - Stádium. Duravam um só dia e consistiam numa corrida de 192 metros. A divisa olímpica era: Citius / Altius / Fortius (Mais Rápido / Mais Alto / Mais Forte). Com o passar do tempo foram sofrendo alterações, tanto no número de dias, como das provas, sendo encerradas ao 7º dia. Numa primeira fase só podiam participar os homens livres da Grécia, sendo mais tarde a participação alargada a todo o império grego. Realizavam-se de 4 em 4 anos em Olímpia. Foram abolidos em 393 d.C. por decreto do imperador cristão romano Teodósio I.
Era Moderna
Começaram na Grécia em 1896, graças ao empenho do barão Pierre de Coubertin. A bandeira simboliza a unidade entre os 5 continentes (Europa, África, América, Ásia, Oceânia). Foram realizados em Atenas com o patrocínio do rei da Grécia. Construiu-se um novo estádio e participaram 300 atletas de 13 países, distribuídos por 42 provas de 10 desportos diferentes. Em 1916, 1940 e 1944 não se realizaram devido às guerras.
Doping no Desporto
Nos Jogos Olímpicos de Atenas foram feitos mais de 3 mil testes, tendo sido apanhados 23 atletas e 2 cavalos.
A morte do ciclista dinamarquês Knud Enemark nos Jogos Olímpicos de Roma (1960), deu início ao controlo anti doping. Knud tomou o “Pote Belga”, uma mistura de anfetaminas, incluindo estriquinina e cocaína. O halterofilismo e o ciclismo são as modalidades mais afetadas. Os controlos anti doping começaram nos Jogos Olímpicos do México em 1968. Em duas voltas a Portugal (1969 e 1973) Joaquim Agostinho foi desclassificado porque foi detetado o consumo de Ritalina, que nessa altura era tolerada em França e proibida em Portugal.
EPO (Eritropoetina)
É uma substância natural segregada pelos rins, que aumenta a produção de glóbulos vermelhos. É a mais utilizada por atletas de desportos de resistência. O uso prolongado provoca insuficiência cardíaca, embolia e morte.
Transfusões de sangue
Servem para oxigenar o sangue. Muito comuns no ciclismo.
Anabolizantes (Nandrolona ou Testosterona)
Usados pelos velocistas, lutadores e halterofilistas. Aumenta a força muscular e a massa muscular. Só os atletas “pobres” é que tomam.
Diuréticos
Aumentam a produção de urina e atuam como agentes de limpeza do sangue para mascarar a utilização de doping.
Estimulantes
Aumentam a concentração e a agressividade, diminuindo o cansaço.
Hormonas de Crescimento
Método muito caro que aumenta a força e a resistência às lesões.
Jogos Para-olímpicos
Têm a sua origem no ano de 1960 em Roma, dando seguimento a competições desportivas realizadas por militares feridos na Segunda Guerra Mundial. O neurologista alemão Ludwing Guttmann é considerado o pai dos Jogos Paraolímpicos, por ter sido o mentor da ideia de organizar provas desportivas entre veteranos de guerra com lesões na espinal medula. Foi por esta razão que no primeiro evento apenas estiveram atletas em cadeiras de rodas. Aconteceu no Hospital Stoke Mandeville no Reino Unido onde Ludwing instaurou a reabilitação desportiva, que acabou evoluindo para competições. Participaram em Roma 400 atletas de 23 países, que competiram em provas exclusivas para cadeiras de rodas. Os jogos foram ganhando dimensão, englobando atletas com outro tipo de deficiência. A partir de 1976 os deficientes visuais, mentais e pessoas com lesão na medula espinal puderam participar. Em 1988, em Seul, é que se realizaram no mesmo local dos Jogos Olímpicos.
"Fenómeno Pára-Brisas"
Os seres humanos gostam de ambientes ordenados e arrumados, mesmo na natureza, enquanto os insetos precisam de desordem e selvajaria. 75% das espécies animais conhecidas são insetos. A espécie humana só sobreviverá alguns meses depois da extinção dos insetos. Há 30 anos numa viagem de carro o para-brisas ficava cheio de insetos. E agora? Fica praticamente limpo! Em 2013 um estudo alemão confirmou que o total de insetos capturados numa reserva tinha diminuído 80%. Os insetos mantêm os ecossistemas a funcionar, polinizam, são parte da cadeia alimentar, mantêm o solo saudável, decompõem matéria orgânica, limpam rios e lagos. Na China, devido à falta de insetos, trabalhadores e drones substituem o trabalho das abelhas, exterminadas por inseticidas e, de árvore em árvore, polinizam as flores. Cada pessoa é responsável por 5 a 10 árvores por dia, polinizando flores de maçã à mão (Vale Maoxian).
("Expresso", pág. 21, 23/09/2022)
Nos EUA o escaravelho de excrementos poupa anualmente aos rancheiros 380 milhões de dólares.Os insetos são vitais para a decomposição que mantém os nutrientes a circular, o solo saudável, as plantas a crescer e os ecossistemas em funcionamento.
Campanha das 4 Pragas
Em 1958 a China aplicou a Campanha das Quatro Pragas: extermínio dos ratos, moscas, mosquitos e pardais. Matou 1 bilião de pássaros e por causa disso morreram à fome 50 milhões de pessoas devido ao desequilíbrio ambiental, que levou ao colapso alimentício.
Aquecimento Global
1 - Quando diz que um carro elétrico tem zero de emissões, está-se a mentir. Um veículo elétrico contém cerca de 80kg de cobre, enquanto que um veículo a combustíveis fósseis tem cerca de 20kg.
A hipocrisia do Ocidente manipula-nos em relação à exploração tanto das novas energias limpas como das energias fósseis. O Ocidente nega a exploração de novas minas das chamadas "terras raras", ou mesmo energias fósseis, preferindo ir explorá-las ou comprá-las a países sub-desenvolvidos, onde as normativas ambientais ainda são muito ténues. Faz-nos entender de uma maneira pragmática a total dependência que a nossa civilização atual tem nas energias fósseis. Enfatiza que as energias renováveis como o vento e o Sol só geram eletricidade, mas não poderão substituir completamente as energias fósseis. Tanto os painéis solares como as turbinas eólicas são produzidos com derivados do petróleo. Biden mandou cancelar o oleoduto Keystone Pipeline, que ligaria Alberta, no Canadá, às principais refinarias nos EUA. O seu transporte representaria zero por cento de emissões de CO2 e o Canadá na extração de petróleo tem a tecnologia mais avançada, que permite alta performance nos padrões e exigências ambientais.
2 - A Índia consome cerca de 5 milhões de barris de petróleo por dia.
3 - “No seu comportamento para com as criaturas, todos os homens são nazis. A presunção de que o Homem pode lidar com as outras espécies como bem lhe apetecer exemplifica as teorias racistas mais extremas, o princípio de que a força tem sempre razão” – Isaac Bashevis Singer
Senciência - capacidade de muitas espécies animais de sentirem dor e sofrer.
Mais de 60% dos mamíferos no mundo são criados para a alimentação, e consumimos 60 mil milhões de galinhas por ano, a maioria delas com ração à base de soja, oriunda do solo desflorestado.
Herdade de São Luís
Herdade no Alentejo com uma relação mais humana com os seus animais, que estão em equilíbrio com a Natureza pela maneira integrada com que eles são criados. Estão totalmente livres, nunca são condicionados a um espaço físico limitado desde que nascem. As porcas, por exemplo, são deixadas para parir em propriedades mais pequenas, com água e sombra, onde podem estar mais próximas das crias por um período de, no mínimo, 90 dias. Só depois os leitões são transferidos para uma área de 10 hectares, onde podem viver em total liberdade. Os animais movem-se por pastagens novas todos os dias, num sistema de rotação. Nunca ficam em contacto com os seus excrementos e têm sombra e a paisagem do montado ao seu dispor. Pela complexidade e pela heterogeneidade, Portugal tem uma enorme potencialidade de construir um sistema mais integrado, até porque tem a quase totalidade da criação de animais em método extensivo, e não intensivo, como os principais produtores do mundo.
Em julho de 2022 a "Open Cages" (organização do bem-estar animal) revelou que 64milhões de galinhas morrem prematuramente todos os anos no Reino unido.
Frangos de corte - "um milhão dessas aves inteligentes e sensíveis está a morrer todas as semanas para se conseguir pôr frango barato nos pratos " - Chris Packham, naturalista e apresentador inglês.
São frangos (com manual de desempenho de 15 páginas, tal como as máquinas) que atingem o peso de abate em 35 dias, 3x mais depressa do que os normais. Baixos custos de produção. O crescimento é tão rápido que a estrutura óssea não aguenta, assim como o coração, e muitos morrem prematuramente.
Os governos encorajam as atividades que mais provocam as alterações climáticas, dando-lhes subsídios. Só nos EUA a produção industrializada de animais recebe 40 mil milhões de dólares/Ano.
Os governos recomendam que se consumam menos alimentos com colesterol e gordura saturada, por outro lado os mesmos governos subsidiam a produção de carne, ovos e laticínios, os alimentos que mais colesterol e gordura saturada contêm.
O Japão e as ilhas Faroé matam golfinhos empalando-os com hastes de aço que lhes metem pelo ânus para esmagar a coluna, enquanto eles guincham de horror e se debatem de dor. Auschwitz começa sempre que alguém olha para isto e deixa acontecer, alegando que são apenas animais.
A produção de animais para a alimentação liberta quantidades astronómicas de CO2, metano e óxido nitroso, quantidades estas que são superiores às emitidas conjuntamente por todos os automóveis, barcos, comboios e aviões existentes. A agricultura é assim a maior causadora das alterações climáticas na terra. Por razões económicas os políticos só falam dos combustíveis fósseis, mantendo um estranho silêncio em torno da indústria animal.
O gás metano é 80x pior que o CO2. O gado emite mais de 500 mil milhões de litros/dia, sem contar com os peidos dos humanos. Todos contribuem para o efeito de estufa!
A indústria de carne brasileira serve para alimentar os europeus, os americanos e os chineses, que se manifestam contra a destruição da Amazónia ao mesmo tempo que comem picanha!
A pesca de alto mar só não dá prejuízo porque recebem enormes subsídios. E o escândalo é tão grande que Bruxelas chegou a classificar os caracóis como sendo peixe só para que os seus produtores franceses ganhassem subsídios!”
Ligação da nossa atual alimentação aos muitos danos ambientais.
Começa a existir um dilema moral sobre aquilo que colocamos no prato.
Animais reconhecidos desde 2017 no nosso Código Civil como seres com sentimentos.
4 - Os eucaliptos são propositadamente plantados para se fazer pasta de papel. As embalagens e os sacos de papel são hoje a moda dos ambientalistas. Mas os eucaliptos foram tão diabolizados durante anos que há nos dias de hoje falta de papel e este está cada vez mais caro.
5 - Índices de maiores poluidores a nível mundial
1 indústria - a pecuária intensiva é a mais destrutiva.
2 agricultura
3 produção de energia elétrica
4 mobilidade, onde se incluí, aviões, barcos de grande porte, carros, etc
Centro de Sustentabilidade da Volvo
A pegada de carbono de um carro elétrico é ou não maior que a de um carro a diesel ou a gasolina?
Segundo um estudo deste centro o processo de produção do C40 Recharge (100% elétrico) gera mais de 70% de emissões do que a produção do modelo semelhante com motor a combustão, o XC 40. A investigação teve em consideração toda a pegada de carbono ao longo do ciclo de vida de cada modelo, incluindo a extração das matérias - primas, processos de produção, abastecimento e a condução ao longo de 200 mil quilómetros. , antes do abate do veículo. Conclusão: produzir um veículo elétrico é mais poluente do que um veículo a combustão. Um Volvo C40 Recharge necessita percorrer 109.918 Km para ser menos poluente do que um XC 40, ou seja, na vida útil produziu menos 15% de emissões.
6 - “Há um estudo da EU relativamente recente que diz que 53% das afirmações verdes existentes no mercado europeu são vagas, enganosas ou infundadas. E 40% das informações verdes praticadas no mercado europeu não podem ser comprovadas factualmente. Ou seja, mais de metade das informações verdes que circulam na Europa são falsas ou são vãs”.
Rodrigo Tavares, professor catedrático convidado da Nova SBE, in revista “Visão”, pág. 87, nº 1606, 14/12/2023.
A maior parte das empresas de maior porte em Portugal é obrigada a publicar um relatório de sustentabilidade. Mas 41% das empresas não auditam os relatórios de sustentabilidade. Comunicam ao mercado as suas práticas de sustentabilidade, mas não há um mecanismo de validação. O potencial de informação falso é alto.
Metais Críticos
Os metais críticos (minerados e refinados) são muito importantes nas economias. Até 2050 consumiremos mais metais do que desde o início da história da Humanidade, principalmente devido à transição energética dos países mais industrializados. Futuramente precisarão de novas infraestruturas para a distribuição e consumo energético. É na China que se encontram a maior parte dos metais minerados e refinados. A mina de Mountain Pass na Califórnia tem as maiores resrvas de metais críticos a nível mundial. Chama-se M3 (Minnesota Mining and Manufacturing Company). Há 30 anos as multinacionais americanas transferiram a sua produção industrial para a China, porque a exploração, mineração e refinação dos metais é um processo poluente e caro. E na China o processo era mais barato.
O Estado Livre do Congo (atual república Democrática do Congo) foi durante muito tempo o feudo pessoal de Leopoldo II rei dos belgas. Atualmente é também um feudo pessoal, de onde é extraído Cobalto e Lítio para as baterias que alimentam os computadores, os carros elétricos e os telemóveis dos consumidores de todo o mundo, sem que estes pensem demasiado no custo ambiental e humano desta mineração.
Terramotos
Portugal não tem atividades sísmicas elevadas, mas a história ficou marcada por um dos maiores e devastadores terramotos, o de 1755.
Pegada Ecológica dos Telemóveis
1 - 1,4 biliões de telemóveis são vendidos todos os anos.
2 - O tempo médio de vida de um telemóvel é de 2 anos.
3 - Menos de 20% são reciclados
4 - Estima-se que em 2040 as tecnologias de comunicação irão ser responsáveis por 14% da pegada ecológica.
5 - Grande parte dos telemóveis acabam em aterros sanitários contaminando os solos e os cursos de água, causando perdas na diversidade.
6 - O impacto social da produção de telemóveis é muito negativo, crianças mineiras trabalham em condições sub-humanas e miseráveis na extração de minérios que os expõem a químicos perigosos e prejudiciais à saúde.
7 - Muitos minerais são extraídos do meio ambiente para a produção dos componentes de cada smartphone: lítio, ouro, prata, alumínio, tântalo e cobalto, além de metais raros, como a platina.
8 - As emissões da produção de telemóvel representam 85% a 95% do total de CO2 emitido pelo aparelho ao longo do seu tempo de vida (em média 2 anos), especialmente resultante da extração dos materiais raros que compõem o interior do aparelho.
Mais:
Filosofando
A Filosofia apareceu quando o Homem olhou para o Mundo que o rodeava e colocou em causa a ordem da Natureza e as normas sociais, questionando as verdades estabelecidas.
Na Grécia Antiga Sócrates foi o primeiro a semear, usando a pergunta sobre “Ética” e “Virtude”, em busca da melhor resposta possível.
A filosofia é subversiva por natureza, trata-se de discutir ideias livre e cuidadosamente.
“O Jardim das Delícias Terrestres” – Hieronymus Bosch
FELICIDADE
ÉTICA
Inteligência Artificial
A maioria das tecnologias depara-se com o dilema de tanto poder fazer coisas boas como coisas más. Por exemplo, podemos usar a tecnologia nuclear para produzir energia, mas também podemos desenvolver bombas atómicas. É o chamado problema de dupla utilização. A inteligência humana é de dupla utilização. A IA também o é. É muito importante pensar no uso da IA no contexto certo. Na indústria farmacêutica já usam a IA para descobrir fármacos que curarão doenças que não estão a receber a atenção. Antes faziam-se ajustes às moléculas de fármacos já existentes, para descobrir fármacos novos. Agora usam a IA, que dá milhões de ideias, milhões de moléculas. Isto proporciona tantas possibilidades para tratar doenças nunca tratadas.
Temas / Debates
1 - Sustentabilidade - "Há um estudo da UE relativamente recente que diz que 53% das afirmações verdes existentes no mercado europeu são vagas, enganosas ou infundadas. E 40% das informações verdes praticadas no mercado europeu não podem ser comparadas factualmente. Ou seja, mais de metade das informações verdes que circulam na Europa são falsas, ou são vãs." - Rodrigo Tavares, Professor Catedrático, convidado da Nova SBE.
A maior parte das empresas de maior porte em Portugal é obrigada a publicar um relatório de "sustentabilidade". Mas 41% das empresas não auditam os relatórios de "sustentabilidade". Comunicam ao mercado as suas práticas de sustentabilidade mas não há um mecanismo de validação. O potencial de informação falsa é alto.
Revista "Visão", pág. 87, nº 1606, 14/12/2023.
1 - Sustentabilidade
2 - Inclusão
3 - Doença Mental - Psiquiatrização Excessiva
4 - Terras Raras
5 - Metais Críticos
6 - Inteligência Artificial
7 - Aquecimento Global
Ambiente - Questões
1 - Um carro elétrico tem zero emissões
Verdadeiro
Falso
2 - As energias renováveis, como o vento e o sol, podem substituir completamente as energias fósseis.
Verdadeiro
Falso
3 - Tanto os painéis solares como as turbinas eólicas, são produzidos com derivados de petróleo.
Verdadeiro
Falso
4 - Quantos barris de petróleo consome a Índia por dia?
2 milhões
5 milhões
1 milhão
5 - O Homem consome 60 mil milhões de galinhas por ano. Maioritariamente a ração da sua alimentação é à base de:
Trigo
Milho
Soja
6 - Os governos encorajam as atividades que mais provocam alterações climáticas.
Verdadeiro
Falso
1 - Falso; 2 - Falso; 3 - Verdadeiro; 4 - cinco milhões; 5 - Soja; 6 - Verdadeiro