Andebol
2 equipas
7 jogadores
7 suplentes
Objetivo do jogo
Fazer com que a bola entre na baliza adversária e impedir que entre na nossa.
Gestos Técnicos
Drible
Remate
Passe de Ombro
Passe Picado
Passe de Pulso
Receção Alta
Receção Baixa
Regras
Linha de 7 metros - Para a marcação das faltas mais graves (remate direto).
Linha de 9 metros - linha de lançamento livre para marcação de faltas com barreira. Toda a equipa atacante tem de estar atrás dessa linha.
Linha de 6 metros - Delimita a área de baliza, que não pode ser pisada.
A bola não pode estar mais de 3 segundos na mão.
O guarda redes pode tocar na bola com os pés.
O jogador não pode dar mais do que 3 passos com a bola na mão.
Não se pode retirar a bola de dentro da área da baliza.
Não se pode passar a bola ao guarda redes.
Não se pode tirar a bola da mão do adversário.
É permitido atirar, agarrar, parar, empurrar e bater a bola, usando as mãos, os braços, a cabeça, o tronco, as coxas e os joelhos.
Atletismo
O Atletismo está intimamente ligado aos nossos movimentos naturais: andar, correr, lançar e saltar. O aluno vai aprender as técnicas e as regras básicas de algumas modalidades.
Lançamento do Dardo
4 fases
Preparação
Corrida de balanço,
Lançamento
Recuperação
Braço lançador em extensão!
Lançamento do Peso
4 fases
Preparação
Deslizamento
Arremesso
Recuperação
Braço lançador fletido!
Salto em Comprimento
Salto horizontal cujo objetivo é atingir a maior distância possível entre a chamada e a queda.
4 fases
Corrida de balanço
Chamada (Impulsão)
Voo
Queda
As duas primeiras fases são as que mais influenciam o salto (90%). O salto é nulo sempre que o concorrente faça a chamada para além dos limites da tábua. A medição faz-se desde a linha de chamada até à marca mais próxima deixada pelo saltador na caixa de areia.
Triplo Salto
Fases
Hop
Step
Jump
Salto em Altura
Técnica de Tesoura
Técnica de Fosbury Flop (costas)
Corrida de Estafetas
Corrida de velocidade que exige a cooperação dum grupo constituído por 4 elementos.
Objetivo
Transportar um “testemunho” num determinado percurso no menor tempo possível, fazendo a sua transmissão numa zona predeterminada. A
Zonas
Zona de Transmissão tem 20 metros e é precedida pela Zona de Aceleração com 10 metros.
Transmissão
1 - O transmissor e o recetor devem estar em movimento no momento da transmissão.
2 - A transmissão deve ser feita sem contacto visual.
3 - Quanto maior a velocidade de ambos no momento da transmissão, menor a perda de tempo.
4 - O testemunho não deve mudar de mão.
5 - Os atletas dos 1º e 3º percursos (curvas) transportam o testemunho na mão direita e fazem a curva pelo bordo interior da pista percorrendo assim o menor espaço possível.
6 - Os atletas do 2º e 4º percursos (retas) recebem o testemunho na mão esquerda e deslocam-se no bordo exterior.
Técnica de Transmissão
Ascendente - O recetor coloca o braço em extensão atrás da anca, com a palma da mão virada para trás e para o solo, com o polegar afastado do indicador, formando um “V” invertido. O transmissor coloca o testemunho nesse ”V”, com um movimento de baixo para cima e o braço em extensão.
Descendente - a palma da mão do recetor fica voltada para cima.
Corrida de Barreiras
É uma corrida de velocidade ao longo da qual existem obstáculos que deverão ser transpostos com a mínima perda de tempo possível.
5 Fases
Partida
Aproximação à 1ª barreira
Transposição da barreira
Corrida entre barreiras
Corrida da última barreira até à meta
Masculino
110 m / Barreiras
400 m / Barreira
Feminino
100 m / Barreiras
400 m / Barreiras
Basquetebol
Foi inventado em 1891 por James Naismith, natural do Canadá, quando era professor de Educação Física no Colégio da Associação Cristã da Mocidade, em Springfield, nos E.U.A. Era praticado com uma bola de futebol que deveria ser introduzida em 2 cestos de pêssegos suspensos nos topos do ginásio.
É um jogo coletivo praticado por duas equipas. Cada equipa é constituída por 10 jogadores, 5 a jogar e 5 suplentes.
O campo é retangular e tem um cesto em cada uma das linhas finais.
Gestos Técnicos: Passe de Peito, Passe Picado, Receção, Drible, Lançamento Parado, Lançamento na Passada, Lançamento em Suspensão.
Regras
O jogo começa com um lançamento da bola ao ar, no círculo central, entre 2 jogadores, um de cada equipa, que irão tentar tocar a bola na direção dos respetivos companheiros.
O drible não pode ser feito com as duas mãos ao mesmo tempo.
Não se pode driblar / agarrar / driblar.
Fazer mais de dois apoios com a bola nas mãos é falta (infração).
Atitudes
O jogador que recebe a bola vira-se para o cesto adversário.
O jogador atacante sem bola desmarca-se para receber a bola.
O defesa que faz marcação direta ao adversário portador da bola, coloca-se entre ele e a sua tabela para lhe dificultar o lançamento.
O defesa que faz a marcação ao adversário sem bola coloca-se entre ele e o portador para lhe dificultar a receção da bola.
Quando é feito um lançamento e a bola bate na tabela, os jogadores devem ir tentar apanhá-la (ressalto).
Pontuação
1 ponto, ou 2 pontos ou 3 pontos
Reposição da bola em jogo
1 - Após a conversão de um cesto é feita atrás da linha final, debaixo
da tabela.
2 - Quando a bola sai pela linha lateral, a reposição é feita no local onde saiu, atrás da linha.
3 - Quando a bola sai pela linha final, a reposição é efetuada atrás dessa linha, no local onde saiu.
3 tipos de faltas
Pessoais
Durante o Jogo - A reposição da bola em jogo é feita pela linha lateral.
Durante um Lançamento - Se o lançamento for mesmo assim convertido, os pontos são contados, e a equipa tem direito a fazer um lançamento livre; Se o lançamento não for convertido, o jogador tem direito a 2 ou 3 lançamentos livres, dependendo do local onde sofreu a falta.
Anti-Pessoais
Infrações pessoais que o árbitro determina serem deliberadas. São punidas com lançamentos com lançamentos livres correspondentes, após os quais a posse da bola é dada à equipa do jogador que sofreu a falta.
Técnicas
Atitudes e comportamentos como linguagem ou gestos ofensivos, ou desrespeito pela equipa de arbitragem. São punidos com 2 lançamentos livres.
CORFEBOL
(Korfbal)
Surgiu na Holanda em 1902, e foi inventado pelo professor de E.F. Nico Broekhuysen. Equipas mistas: 4 homens e 4 mulheres; 4 defesas (2 homens e 2 mulheres); 4 atacantes (2 homens e 2 mulheres). O campo está dividido em 2 zonas iguais. Quem joga numa zona não pode entrar na outra. Marcação individual obrigatória. Proibido defender um jogador do sexo oposto. 1 ponto de cada vez que a bola passa através do cesto de cima para baixo. Jogadores trocam de função (Defesa e Ataque – mudam de zona) de cada vez que o somatório dos pontos das duas equipas for par.
Gestos Técnicos: Passe e Lançamento.
Equipa: 12 jogadores (8+4)
Regras
Proibido correr ou andar com a bola.
Proibido bater, retirar ou empurrar a bola para fora das mãos do adversário.
Proibido lançar ao cesto sem estar em jogo o adversário direto.
O lançamento só é possível quando o adversário direto está a uma distância superior ao comprimento de um braço (permite que os jogadores mais baixos possam opor-se com sucesso aos mais altos).
A principal tarefa do defesa é situar-se entre o cesto e o seu adversário direto.
Voleibol
Foi criado no dia 9 de fevereiro de 1895 pelo americano William George Morgan diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços, na cidade de Holyoke, em Massachusets.
A primeira bola foi uma câmara de ar de uma bola de basquetebol. Mais tarde Morgan solicitou a uma firma a conceção de uma bola exclusiva para o voleibol.
É um jogo coletivo entre duas equipas, cada uma delas com 6 jogadores de campo e 6 suplentes.
O objetivo do jogo é fazer passar a bola por cima da rede, de modo a que esta toque no chão do campo adversário, ou saia da área de jogo após ter sido tocada por um jogador da outra equipa, e evitar que os outros façam o mesmo.
Gestos Técnicos – Passe, Manchete, Serviço por baixo ou por cima, Remate e Bloco.
Regras
O voleibol é jogado por pontos e não por tempo. Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das equipas conquista 25 pontos com uma diferença de dois. Caso contrário o jogo prossegue até que tal diferença seja atingida. Cada partida dura no máximo 5 sets, e se isto ocorrer o quinto recebe o nome de tie-break e termina quando uma das equipas atinge os 15 pontos, com uma diferença de 2. Os jogadores usam as mãos para tocar a bola, não sendo permitido segura-la. A bola deve ser lançada para o campo adversário, e vice-versa, por cima da rede que divide os dois campos, até que esta toque no chão.
Posição dos jogadores no campo: 3 zona ataque e 3 na zona de defesa. A rotação dos jogadores (no sentido dos ponteiros do relógio) ocorre de cada vez que uma equipa marca um ponto, após o serviço da equipa adversária. Os jogadores 1, 5 e 6 não podem passar da linha de 3 metros.
O serviço é feito pelo jogador da posição 1.
Substituições – 6 por set. Cada jogador só pode ser substituído uma vez.
Equipa – 12 jogadores
Badminton
Na residência campestre do duque de Beaufort, chamada “Badminton House”, em Gloucestershire, na década de 1860, os convidados divertiam-se em bater uma Peteca de um lado para o outro, usando uma raquete, tendo uma rede a separá-los. Era conhecido como o “Jogo de Badminton”.
Jogo Individual ou Jogo a Pares. Alcançou o estatuto de modalidade olímpica nos jogos de 1992.
O “volante” oficial tem 16 penas de ganso, que pesam 5 gramas. Para o nível amador é feito de nylon.
O jogo realiza-se num campo retangular, com uma rede suspensa em dois postes colocados nas linhas laterais.
Não se podem dar dois toques seguidos, tanto em singulares como em pares.
Gestos Técnicos
Clear - Batimento utilizado em trajetórias altas.
Lob - Batimento utilizado em trajetórias baixas.
Drive - Para colocar com rapidez o “volante” num espaço livre.
Amorti - Para colocar o “volante” no campo adversário, junto à rede.
Remate (smash) - Batimento utilizado em trajetória alta.
Serviço - Inicia o jogo e consiste em enviar o “volante” para o campo do adversário, por cima da rede, para a área de serviço diagonalmente oposta à do servidor.
Regras
O serviço tem de ser executado de baixo para cima. O contacto da raquete com o “volante” tem de se dar abaixo da cintura.
O “servidor” e o “recebedor” deverão encontrar-se dentro das áreas de serviço sem pisar as linhas mantendo-se em contacto com o chão até que o serviço seja executado.
Um jogo é disputado à melhor de 3 sets.
Set - acaba aos 21 pontos com dois de diferença. Ganha quem chegar aos 30.
No final de cada set os jogadores mudam de campo.
No 3º set os jogadores mudam de campo quando o primeiro atingir os 11 pontos.
TAG Rugby
Equipas mistas, sendo o objetivo do jogo ultrapassar a linha de fundo com a bola nas mãos. A bola deverá ser transportada com as duas mãos, para que possa ser passada a qualquer momento. A bola só pode ser passada para o lado ou para trás.
Para pararem a progressão da bola, os defesas devem retirar a fita (TAG) do cinto do portador da bola. O atacante é obrigado a parar e tem 3 segundos para passar a bola a um companheiro. O portador da bola não pode empurrar os adversários, nem impedir que lhe retirem a TAG.
Faltas
- Pontapé intencional na bola
- O jogador sai pela linha lateral
- A bola sai pela linha lateral
- O jogador faz um passe para a frente
- Se ao receber a bola o jogador a deixar cair para a frente é falta (Knock On)
Execução da falta
- O jogo para e a bola pertence à outra equipa, e esta recua 5 metros. O jogo recomeça com um pontapé livre (toque na bola com o pé).
- Quando há um ensaio o jogo recomeça no centro do terreno com um pontapé livre efetuado pela equipa que sofreu ensaio.
Atacantes - O portador da bola deve avançar e os outros companheiros devem apoiá-lo colocando-se sempre atrás dele.
Defensores - Devem avançar para reduzirem o espaço aos adversários. - Para parar a progressão do portador da bola devem retirar a fita(TAG) do cinto , obrigando-o a parar e a passar a bola.
Fora de Jogo
Só existe quando há um TAG. Quando há um TAG todos os jogadores da equipa que defende devem recuar até estarem colocados atrás do defensor que tem a fita (TAG) na mão. Se um jogador está fora de jogo e interceta, impede ou atrasa o passe, é marcada à equipa que defende. O jogo recomeça com um pontapé livre no ponto onde o TAG foi realizado pela última vez.
Lei da vantagem
É cometida uma infração, mas a bola fica na posse da outra equipa. O árbitro deixa seguir o jogo.
Padel
1890 – Passageiros de navios ingleses adaptam a prática do ténis ao espaço do barco. Criam campo reduzido protegido por telas.
1924 – Frank Beal improvisa alguns campos nos parques municipais de Nova Iorque e chama-lhe Padel-Ténis.
1969 – Henrique Corcuera constrói o primeiro campo de Padel no México, definindo as suas dimensões e regulamento. Pincipe espanhol Afonso de Hohenlohen divulga-o pela Europa. Em Portugal aparece em 2001 sem grande implantação e em 2008 o Clube de Ténis do Estoril organizou o Campeonato da Europa, e Portugal conquistou o 3º lugar. A partir desta data a modalidade começou a ganhar expressão.
Jogo disputado em duplas (mista, masculina ou feminina). A bola é idêntica à do Ténis (varia na pressão interior).
Raquete sem cordas com cordão de segurança de uso obrigatório.
Campo com 20 metros de comprimento e 10 de largura, com rede a meio.
Tem vidros nos fundos e em parte das laterais, sendo o restante cercado por redes de metal.
O piso varia entre cimento, relva sintética ou relva natural.
A diferença com outros desportos de raquete é a interação das paredes, que colocam a bola em jogo.
Objetivos do Jogo
Fazer com que os adversários não consigam devolver a bola de forma correta.
Devolver a bola recebida para o campo do adversário apenas com um toque.
REGRAS
Bola só pode tocar uma vez no chão mas várias nos vidros.
O ponto é iniciado no Serviço, sendo a bola lançada na diagonal, depois de tocar no chão e não ultrapassar a linha da cintura, atrás da linha de serviço, para a área de serviço do adversário (tem direito a 2 serviços).
Ponto termina se houver dupla falta (dois serviços errados) ou quando uma das equipas não consegue devolver a bola, ou devolve-a mal (ficar na rede, tocar diretamente nas paredes ou não cair na área de serviço).
Contagem do: 15, 30, 40 (com diferença de dois pontos), jogo. Se houver empate a 40 diz-se “iguais”.
Cada set são 7 jogos: 6-0 ou 6-1 ou 6-2 ou 6-3 ou 6-4 ou 7-5 ou 7-6 (quer dizer que chegaram aos 6-6 e tiveram de ir ao “Tie Break”).
“Tie-Break” – quem chegar primeiro aos 7 pontos com uma diferença de dois.
O jogador que serviu no início do set, do lado direito, e um só ponto. Segue-se o adversário do lado esquerdo, e dois pontos e assim sucessivamente.
3 sets ou 5 sets
Beach - Ténis
Criado a partir do Frescobol (deporto cooperativo de praia praticado por dois ou mais jogadores).
Implementado em Itália em 1980
A federação de Ténis Internacional é a responsável pela modalidade (ITF).
Existe também a Federação Internacional de Beach Tennis (IFBT).
JOGO
Sozinho ou em grupo
Usa raquetes sem cordas e bolas padronizadas sem pressão (soft ball stage 2).
Campo de areia com rede a 1,70m
Singular – 16mx5m
Dupla – 16mx8m
Objetivo
Devolver a bola recebida para o campo adversário sem tocar no chão e apenas com 1 toque.
Fazer com que os adversários não consigam devolver a bola de forma correta.
Regras
Serviço – Pode ser feito de qualquer posição atrás da linha de fundo, que não pode ser pisada, e dirigir a bola para qualquer lugar do campo adversário. Pode ser feito por cima ou por baixo no singular e dupla de género. Na equipa mista os homens têm de servir por baixo. Nas equipas mistas troca-se de servidor após cada jogo.
Contagem
15, 30, 40 e jogo
Não há vantagem caso os jogadores cheguem a 40 a 40. Quem fizer o próximo ponto vencerá.
Set
As partidas singulares são disputadas à melhor de 6 jogos e as de duplas à melhor de 9 jogos, com diferença de 2 jogos.
Em singulares, para vencer um set, o jogador precisa vencer 6 jogos, com vantagem de dois jogos (6/4, 6/3, 6/2, 6/1 ou 6/0).
Se o set chegar ao empate por 5 a 5, ele terminará quando um jogador vencer 7 jogo (7/5).
Se houver empate a 6 a 6, o set será decidido no jogo de desempate, o tie-break. Os pontos são contados um em um, e o vencedor será aquele que atingir 7 pontos primeiro, desde que haja dois pontos de diferença (7/5, 7/4, 7/3, 7/2, 7/1 ou 7/0).
Em duplas, é preciso vencer 9 jogos, também com a vantagem de dois. O tie-break é disputado caso haja empate por 9 a 9.