Doenças Crónicas Não Transmissíveis
(DCNT)

As doenças crónicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de morte prematura em todo o mundo. A pandemia de COVID-19 destacou o potencial das zoonoses (doenças ou infeções que podem ser transmitidas de animais vertebrados para humanos) para afetar a saúde humana. Mais de 60% das 1.700 doenças infeciosas que afetam os seres humanos provêm de animais, tendo como agentes os vírus SARS-COV2, Ébola, HIV, SARS, MERS, ZIKA, etc. As DCNT são as que se desenvolvem ao longo da vida. Estão a aumentar devido ao envelhecimento, às alterações ao estilo de vida, a comportamentos e a fatores tóxicos. As doenças transmissíveis são causadas por microrganismos (bactérias, vírus, parasitas e fungos). A criação de enormes explorações intensivas de animais domésticos, a utilização indiscriminada de antibióticos nas explorações de reprodução intensiva, a destruição das florestas, o consumo de carne de animais selvagens (carne de mato) e o comércio ilegal de animais, são fatores que contribuem para o aparecimento e a transmissão de doenças zoónicas dos animais para seres humanos.
Determinantes da saúde – Genética, Educação, Emprego, Condições sociais e de trabalho, Escolhas individuais, Dinâmicas dos ambientes locais e Acessos a cuidados de saúde.
Vias de entradas – Oral (ingestão); Respiratórias (inalação); Ocular (conjuntiva); Parental (picadas, objetos cortantes ou perfurantes, insetos e roedores); Dérmica (através de lesões ou roturas na pele).
Fungos – Os vírus deixam-nos doentes, os fungos podem alterar as nossas mentes. O LSD vem de cravagens, um fungo. A penicilina também é um fungo. Há um fungo que infeta insetos, Entra numa formiga, viaja pelo sistema circulatório até ao cérebro e inunda-o de alucinogénios, manipulando a mente da formiga. O fungo começa a controlar o comportamento da formiga, dizendo-lhe para onde ir, o que fazer, como uma marioneta. E torna-se pior. O fungo precisa de comida para viver, por isso começa a devorar o hospedeiro de dentro para fora, trocando a carne da formiga pela sua. Mas não a mata, impede a sua decomposição. A penicilina veio dos fungos, estes não conseguem sobreviver se a temperatura interna do hospedeiro for acima dos 34ºC. Se o mundo ficar mais quente há um motivo para o fungo evoluir. Um gene sofre uma mutação e um ascomiceto, candida, cravagem, cordyceps, Aspergillus, qualquer um deles pode tornar-se capaz de se introduzir nos nossos cérebros e controlá-los, controlar milhões de seres humanos, cujo objetivo é espalhar a infeção até ao último homem. E não há tratamento para isso!










Mães adolescentes e subnutrição
A subnutrição em mães adolescentes faz com que o feto compita pelos mesmos nutrientes – há uma subalimentação do feto. A criança ao nascer vai estar exposta a um ambiente obesogénico. Terá tendência para que o seu relógio biológico ande mais depressa e sofra doenças metabólicas, como diabetes e colesterol.

"Sopa Fecal"
Nos EUA 4 milhões de galinhas são cozidas vivas nos matadouros do país. Atiram-nas para um tanque com água a escaldar ao mesmo tempo que uma máquina faz uma incisão vertical no peito para lhes remover os intestinos, o estômago e outros órgãos. Geralmente os intestinos são rasgados , espalhando o conteúdo pelo resto do corpo: fezes, pus, vírus, bactérias, tumores, doenças de pele. Tudo isto se entranha por todas as cavidades do corpo do animal. De seguida as galinhas são refrigeradas, ou por refrigeração de ar ou por água. Neste caso o animal é atirado para um tanque de água fria. As galinhas contaminadas misturam-se com outras e a contaminação torna-se generalizada. Esta sopa fecal é parcialmente absorvida pela carne das aves, porque elas vieram de água a escaldar, e os poros abriram-se, deixando a água entrar, fazendo esta parte do peso bruto. Quando vamos comprar galinha ao supermercado existe uma etiqueta com o código de barras que dá informações sobre o conteúdo nutricional do produto. Naquelas em que a galinha foi refrigerada pelo sistema de água está lá registado que 8% do frango é constituído por água, ou seja, por sopa fecal!
Doença Cardiovascular






AVC



Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST)
1 - Bactérias transmitidas por via sexual.
2 - Causam: Infertilidade, Infeções no Sistema Nervoso Central (SNC).
3 - Doenças: Sífilis, Gonorreia e Clamídia (de notificação obrigatória).
4 - O uso do preservativo caiu de forma acentuada com o surgimento de tratamentos muito eficazes para a SIDA. Até o receio da gravidez indesejada foi atenuada pela "Pílula do Dia Seguinte". A sexualidade é agora vivida de uma forma "à vontade" em vez de ter só um "ficante".
5 - Em 2023 foram registadas na Europa 400 mil casos destas 3 doenças.
6 - Entre 2013 e 2023 os casos de sífilis em Portugal duplicaram e os de gonorreia aumentaram 300%.
7 - DGS (2023) - Por dia foram registados mais de 2 casos de gonorreia e sífilis em jovens dos 15 aos 24 anos. Num ano foram contabilizados 866 casos (em 2013 tinham sido 75 casos).
8 - O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) declarou "Problema de Saúde Pública).

Violência Interpessoal
1 - Prevint - Programa de Prevenção de Violência Interpessoal.
2 - "Incels" - Celibatários involuntários. São pessoas que passaram anos a crescer em ambientes onde a violência é legitimada.
3 - Quando as questões de igualdade de género são abordadas falta sempre falar de empatia e educação emocional. Sem um enquadramento adequado, tornam-se vazias. Atualmente as relações entre as pessoas são mais saudáveis.
4 - Há um investimento financeiro na nanosfera (rede de sites e perfis que promovem visões misóginas, homofóbicas e transfóbicas). Mas pouco se fala aos rapazes de construir uma masculinidade saudável.
5 - Muitas famílias vivem em condições de precariedade, sobre grande pressão e stresse.
6

Saúde Mental
"Mais Contigo"
Programa de Promoção de Saúde Mental
1 - 45% dos adolescentes (amostra de 13 mil) tem sintomatologia depressiva.
Estudo coordenado pela Universidade de Évora
1 - 23% dos alunos universitários foram diagnosticados com uma doença mental.
(in "A 'adolescência' e o fracasso ocidental", João Maurício Brás, Semanário "O Sol", 28/03/2025, pág. 59)

Doenças Respiratórias
DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica
1 - Vai roubando oxigénio ao longo do tempo.
2 - O tabaco é a 5ª causa de morte.
3 - 1 milhão de portugueses tem DPOC e 90% são fumadores ou ex-fumadores. "As novas formas de tabaco são uma verdadeira praga" José Albino, da "Associação Respira".
4 - Em todo o mundo 400 milhões de pessoas são afetadas por DPOC.
5 - A vacinação contra a gripe é um dos vários instrumentos de prevenção.


Os Países Baixos desaconselham o consumo de ovos produzidos em quintais e galinheiros domésticos, após terem sido detetados níveis elevados de PFAS.
"Químicos Eternos" = PFAS (substâncias pere polifluoroalquiladas) - compostos químicos amplamente utilizados em diversas indústrias (ex: materiais de contactos com alimentos Têxteis e eletrónica produtos de construção). estão muito presentes no ambiente. Associados a problemas de saúde como o cancro distúrbios hormonais, infertilidade e imunossupressores.