Alunos NEE felizes

“Não é preciso ser saudável para ser feliz”

Zachary Mainem (Dirige o Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud)

As políticas educativas ao nível das tecnologias não deverão cingir-se unicamente a apetrechar as escolas de material informático, mas também a tecnologias (Aparelho Bantam – Easystand) que permitam que os alunos DID com deficiências motoras profundas usufruam de atividades que lhes proporcionem Estímulos Emocionalmente Competentes que causem sentimentos de alegria e que reduzam a dor, aumentando assim o bem-estar. Estes alunos devem estar diariamente na posição bípede 120’ / Dia e não encostados a um canto durante a maior parte da atividade letiva.

Objetivos:

– A posição de pé afeta a densidade óssea

– Melhora a digestão

– Diminui a espasticidade

– Diminui as contraturas

– Melhora a respiração e circulação

– Melhora o controle da cabeça

– Efeitos psicológicos: melhora a auto-estima e o contacto ocular.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *