“Não é preciso ser saudável para ser feliz”
Zachary Mainem (Dirige o Programa de Neurociências da Fundação Champalimaud)
As políticas educativas ao nível das tecnologias não deverão cingir-se unicamente a apetrechar as escolas de material informático, mas também a tecnologias (Aparelho Bantam – Easystand) que permitam que os alunos DID com deficiências motoras profundas usufruam de atividades que lhes proporcionem Estímulos Emocionalmente Competentes que causem sentimentos de alegria e que reduzam a dor, aumentando assim o bem-estar. Estes alunos devem estar diariamente na posição bípede 120’ / Dia e não encostados a um canto durante a maior parte da atividade letiva.
Objetivos:
– A posição de pé afeta a densidade óssea
– Melhora a digestão
– Diminui a espasticidade
– Diminui as contraturas
– Melhora a respiração e circulação
– Melhora o controle da cabeça
– Efeitos psicológicos: melhora a auto-estima e o contacto ocular.